Sandhi de Vogais - Exercícios

Prática

Obrigado a Paulo & Claudio que traduziram este documento do inglês/espanhol para o português brasileiro.

1st\2ndaAiIuURRRlReaioau
a
A
i
I
u
U
R
RR
lR--
e
ai
o
au

Instruções
O que é isto?
Um exercício simples de Sandhi de Vogais ou combinação de vogais sânscritas. À esquerda da tabela, tem-se a primeira vogal, e, na parte superior, a segunda vogal. Na interseção, você deve pôr a combinação resultante, e então pressionar a tecla Enter ou clicar no botão "enviar". Se você tiver sucesso (ou seja, se a sua resposta estiver correta), o resultado digitado por você permanecerá dentro da célula, mas, se você não tiver acertado, a célula ficará em branco novamente. Nesse caso, estude mais e tente novamente.
Do que preciso para ter sucesso?
Estudar mais sobre Sandhi de Vogais [consulte Combinação (1) e Combinação (2) (ou seja, só as Regras Primárias do Sandhi de Vogais) na subseção Combinação dentro da seção Sânscrito do menu principal, ou ainda o Mapa do site, caso tenha algum problema com isso].
Do que mais eu preciso?
Estude e tenha em mão estas páginas (imprima-as se puder):
1) Regras de Sandhi;
2) Transliterando (2) - Comparando sistemas de transliteração. Por quê? Porque a tabela acima utiliza Harvard-Kyoto (HK), e as Regras de Sandhi (assim como todo o nosso website) utilizam IAST. Você deve conhecer ao menos como escrever as vogais nesses sistemas de transliteração (HK e IAST) para ter sucesso com esse exercício. Obviamente, você escreverá as combinações resultantes em HK na tabela acima, mas o nosso site utiliza IAST. Portanto, você precisa estudar IAST também;
3) Boa sorte, hehe... não, estou brincando.
E se uma determinada regra de Sandhi incluir várias opções?
Em alguns casos (por exemplo, e + A = a A ou ainda ayA), você pode escrever qualquer uma delas que terá sucesso. Mas se em outras combinações você receber uma célula em branco mesmo tendo utilizado uma opção correta, simplesmente coloque outra possível combinação resultante até que tenha sucesso (ou seja, até que pare de aparecer uma célula em branco), entendeu?
Mais alguma coisa?
Nada mais por enquanto. Se houver alguma atualização, você notará que a data (em baixo) mudou. E, é claro, qualquer dúvida ou problema que tiver, sinta-se livre para contatar-nos: Este é o nosso endereço de e-mail.
Quem programou o script que roda "nos bastidores"?
Nando Penteado, um amigo do Brasil.

PortuguêsBR-Home | Sitemap | Sobre nós | Propósito | Suporte

Copyright © 1999-2021 Gabriel Pradīpaka - Todos os direitos reservados
Script rodando nessa página - Copyright © 2021 Nando Penteado - Todos os direitos reservados
Termos de uso - Declaração de Privacidade e Segurança